Seu resumo semanal chegou
Seminário no Rio de Janeiro é sucesso com apoio da CAERJ. Destaque para a participação feminina no Comércio Exterior. Mato Grosso em negociação com a Bolívia. Saldo de um mês de Trump e mais.
Seja bem vindo!
A newsletter da CISBRA chega para facilitar o seu dia a dia, te mantendo informado sobre as últimas novidades e tendências do mercado global de forma prática e acessível. Conte com a gente para ficar por dentro das principais notícias.
» Brasil «
Um giro para ficar por dentro do que está acontecendo no país
Seminário sobre Comércio Exterior no Rio de Janeiro é um sucesso com apoio da CAERJ
O seminário "Rio de Janeiro: Berço de Oportunidades no Comércio Exterior", realizado no último dia 18 de fevereiro, com o apoio da CAERJ, foi um grande sucesso, reunindo especialistas para discutir estratégias e oportunidades no comércio exterior fluminense. O evento superou as expectativas e se consolidou como um evento fundamental para o debate de estratégias e o fomento de novas oportunidades no cenário do comércio exterior.
Especialistas dos setores público e privado compartilharam suas visões e experiências sobre o tema, com destaque para a apresentação da Lei estadual RioComex, que oferece benefícios fiscais para empresas do setor, sendo aclamada como um incentivo estratégico para impulsionar o comércio exterior no Rio de Janeiro.
Outro ponto alto do seminário foi a discussão sobre a Zona de Processamento Industrial (ZPI), que permite isenções fiscais nos EUA, com o objetivo de incentivar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional. O seminário também proporcionou um ambiente de networking entre os participantes, com destaque para o encontro entre os presidentes da CISBRA, Paulo Protasio e da OXFORD Group, Sr. Carlos Barbieri.
Aliança feminina do BRICS quer impulsionar participação de mulheres no comércio exterior
Você sabia que apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras são lideradas por mulheres? Essa é a realidade que a Aliança Empresarial de Mulheres (WBA) do BRICS quer transformar em 2025, ano em que o Brasil assume a presidência do bloco econômico.
Com o tema "Construindo Pontes Globais: Mulheres Fortalecendo a Integração Econômica do BRICS", a WBA Brasil, liderada por Mônica Monteiro, tem como objetivo aumentar a participação feminina no comércio exterior, promovendo negócios liderados por mulheres, implementando projetos de cooperação e influenciando políticas públicas.
A aliança, que agora conta com a Indonésia como membro, atua em seis grupos de trabalho, abrangendo áreas como saúde, desenvolvimento inovador, economia inclusiva, indústrias criativas, turismo, segurança alimentar e ambiental.
A participação das mulheres no comércio exterior é fundamental para a economia e para a redução da desigualdade de gênero.
Workshop “Conquistando o Protagonismo” aprimora negócios de empreendedoras
No dia 26 de fevereiro, a Câmara de Comércio, Serviços e Indústria do Brasil, a CISBRA, receberá o workshop "Conquistando o Protagonismo", um evento imperdível para empreendedoras que desejam impulsionar seus negócios. idealizado e ministrado pela Diretora da CISBRA Nathalia Xavier, o workshop abordará temas cruciais para o sucesso empresarial, com foco em duas áreas-chave: plano de negócios e diagnóstico do perfil comportamental profissional.
As vagas para o workshop são limitadas, por isso, é fundamental que as interessadas se inscrevam o mais rápido possível para garantir sua participação. O workshop "Conquistando o Protagonismo" é uma iniciativa que visa fortalecer o empreendedorismo feminino no Rio de Janeiro, oferecendo ferramentas e conhecimentos práticos para que as mulheres alcancem o sucesso em seus negócios.
Saiba mais e garanta a sua inscrição
MS negocia com Bolívia para expandir rotas de comércio exterior pela Rota Bioceânica
Em uma iniciativa promissora para o comércio exterior da região, o Mato Grosso do Sul está em negociação com a Bolívia para integrar a ferrovia local à Rota Bioceânica. Essa ação visa criar uma nova rota de escoamento comercial que ligará o Brasil ao Chile, impulsionando a economia e facilitando o acesso a mercados internacionais.
A integração ferroviária e rodoviária representa um avanço significativo na logística da região. A ferrovia boliviana, que atualmente liga Santa Cruz de la Sierra a Cochabamba, tem o potencial de se conectar à Malha Oeste brasileira, chegando até Ladário, onde já existe uma área alfandegária. Essa conexão ferroviária se uniria à Rota Bioceânica rodoviária na fronteira entre Bolívia e Argentina, expandindo as opções de transporte e tornando o comércio exterior mais competitivo.
Além da questão logística, a parceria entre Mato Grosso do Sul e Bolívia se estende ao combate aos incêndios florestais. Os governos dos dois lados da fronteira estão discutindo ações conjuntas para combater os incêndios no Pantanal, que afetam ambos os países. A ideia é que haja uma coordenação entre as autoridades, com troca de informações, identificação de focos de incêndio e compartilhamento de metodologias de combate.
Para discutir o futuro da Rota Bioceânica e as oportunidades de negócios para os países envolvidos, Campo Grande sedia, de 18 a 20 de junho, o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceánico. O evento reúne autoridades, empresários e especialistas de diversos países, que juntos buscam soluções para impulsionar o desenvolvimento do comércio exterior na região.
A parceria entre Mato Grosso do Sul e Bolívia representa um passo importante para o crescimento do comércio exterior na região, com a criação de novas rotas logísticas e o combate aos incêndios florestais, que trazem prejuízos para a economia e para o meio ambiente. Essa iniciativa demonstra o potencial da integração entre os países da América do Sul para fortalecer o comércio internacional e promover o desenvolvimento sustentável.
Pequenos produtores rurais de olho no mercado internacional
O agronegócio brasileiro está em constante crescimento, com um aumento de 87% nas exportações entre 2014 e 2024, segundo dados do Agrostat. E a perspectiva é ainda mais animadora, com a crescente participação de pequenos produtores rurais no comércio exterior.
Para facilitar essa expansão, a ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, tem investido em iniciativas que oferecem direcionamento e oportunidades aos micro e pequenos empreendedores interessados em explorar o mercado internacional.
Entre as ações, destacam-se o programa Exporta Mais Brasil e o lançamento do Mapa de Eventos 2025, uma ferramenta digital e interativa que facilita o acesso a eventos internacionais e a contatos com compradores estrangeiros.
Segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, essas iniciativas oferecem inteligência de mercado, capacitação e suporte estratégico para que os produtores identifiquem oportunidades e aumentem sua competitividade no mercado internacional.
» Mundo «
Você bem informado sobre o mercado global
Um mês de Trump
Desde que assumiu a Presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro, Donald Trump assinou uma série de ordens para colocar em prática a agenda "America First", ou "América em Primeiro Lugar.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completou um mês no cargo. uma matéria publicada nesta quinta, dia 20, no G1, detalha todas as medidas que ele anunciou desde o início do seu governo. Desde ordens sobre imigração ilegal, política externa e economia.
A publicação separou as medidas em seções diferentes, como Política Externa, Imigração, Tecnologia, Segurança e até Perdão Presidencial, entre outros.
Matéria bem explicada, vale muito a pena a leitura.
» Por dentro da CISBRA «
Conheça um serviço toda semana para alavancar o seu negócio.
Você sabe o que é o Laudo Técnico de Mercadorias?
O Laudo Técnico de Mercadorias é um documento essencial que comprova que o produto certificado se trata de produto eletrônico ou de informática. Ele é exigido para obter o diferimento do ICMS, um benefício fiscal importante para empresas que atuam no comércio exterior. A CISBRA está pronta para te ajudar a obter o Laudo Técnico de Mercadorias de forma rápida e eficiente.
Essa foi a primeira edição do COMEX Insights, uma iniciativa CISBRA.
Nos siga nas redes sociais e se mantenha atualizado diariamente.
Se inscreva no nosso canal no YouTube
Até a próxima semana!